17.1.13

TOMANDO GOSTO PELAS AULAS DE CAMPO!

TOMANDO GOSTO PELAS AULAS DE CAMPO!

Nossos alunos estão tão envolvidos com as atividades do projeto que acabamos tomando gosto pelas aulas de campo. Saímos da rotina e fomos além da teoria de sala de aula. A cada visita fazemos novas descobertas e percebemos que estamos regando a 'semente' direitinho.
Confira nessa postagem mais alguns lugares muito interessantes que a galera do Saul percorreu...

VISITANDO A ETA - ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA - COMPANHIA ÁGUAS DE JLLE

Ouvimos constantemente a discussão de questões relacionadas à água, um recurso natural tão precioso para a humanidade. Mas você já se perguntou como esse recurso natural chega até as nossas casas, prontinho para ser consumido? E quem é responsável por isso? Pois é... Fomos conferir de perto todo o percurso que envolve a captação da água e o tratamento adequado que ela recebe através dos serviços prestados pela Companhia Águas de Joinville até chegar ao alcance de nós, consumidores.
Ao chegarmos à Companhia, fomos recebidos com muita atenção pelos funcionários responsáveis pela visistação ao local, que gentilmente, apresentaram a empresa e direcionaram a explicação de todos o processos operados pela Águas de Joinville para recebermos água tratada e de qualidade.

Funcionária da Companhia apresentando a empresa.

Logo de início, os alunos ficaram atentos às explicações e curiosos para observar de perto como funcionavam todas as etapas. A sensibilização para a beleza do local despertou o interesse dos educandos.

Disputando um espaço para observar melhor.
Que tal matar a curiosidade e entender todos os processos da água?!
Às margens do rio, os educandos observaram a primeira fase: o processo de 'Captação da Água' do rio.

1° Fase: Captação.
Depois da captação, visitamos a 2° fase, onde a água captada recebe 'sulfato de alumínio' numa 'Mistura Rápida'.


2° Fase: Mistura Rápida.
Para dar continuidade ao processo, na  terceira fase ocorre a 'Floculação'. Segundo a explicação do funcionário da Companhia, a redução gradativa de agitação da água permite que ela forme flocos e siga para a quarta fase: o processo de 'Decantação', onde os flocos, por serem mais densos, ficam depositados no fundo dos tanques.



3° Fase: Floculação.

4° Fase: Decantação.
Na quinta fase, a água passa por uma camada filtrante de areia, o que chamamos de 'Filtração'. Em seguida a água é encaminhada para  a sexta fase, o 'Tanque de Contato'. Lá ela entra em contato com o cloro em forma gasosa, para garantir a sua desinfecção. Ahhh...Vale lembrar que é nessa hora que a água recebe também o flúor para auxiliar na prevenção da cárie.

5 ° Fase: Filtração.

6 ° Fase: Tanque de Contato.


Terminados todos esse processos, ocorre a sétima fase: a água tratada é enviada até a Casa de Bombas, que é responsável por encaminhar, através de tubulações específicas, a água para os Reservatórios, que concluem a oitava fase, onde a demanda é armazenada para finalizar o processo de distribuição.

Alunos com o funcionário de frente para a  Casa de Bombas.
Depois do dever concluído, nada melhor do que apreciar o produto...

Nada melhor do que água tratada para saciar a sede.
Mesmo nos momentos de descontração, a turminha não esquece os avisos importantes...

Valeu demais o passeio!
Certamente, as informações prestadas pela Companhia e a disponibilidade de vivenciar esse momento foram muito importantes para os nossos alunos que ficaram impressionados com a estrutura e organização do local.
"...Não passava pela minha cabeça toda essa 'montanha' de etapas que a água percorre até chegar à torneira. E tem gente que desperdiça, né sora?!..."


"...O mundo em que vivemos não nos foi dado por nossos pais. Ele nos foi emprestado por nossos filhos..."
Povérbio Chinês 


Preserve a água!



Prestou atenção ao aviso da plaquinha da nossa última foto?
Pois é...Ele está relacionado às nossas próximas visitas.
Não é difícil descobrir...
Embarque nessa!

Nenhum comentário: