17.1.13

DANDO CONTINUIDADE ÀS AULAS DE CAMPO...

DANDO CONTINUIDADE ÀS AULAS DE CAMPO...

VISITANDO O ATERRO SANITÁRIO DE JOINVILLE


A plaquinha  da Companhia Águas de Joinville realmente despertou nossa curiosidade. Fomos ao Aterro Sanitário da cidade e também aprendemos muita coisa nova por lá. Confira as imagens...

Chegando ao Aterro Sanitário de Joinville.

Assim que chegamos ao Aterro Sanitário, fomos recepcionados por um engenheiro ambiental que nos acompanhou dando orientações durante toda a visita ao local. Ao longo do trajeto que realizamos,os alunos estavam atentos às informações.


Olhos e ouvidos atentos à explicação.
Como o assunto estava interessante e os olhos e ouvidos bem atentos, surgiram diversas dúvidas, que foram sendo sanadas completamente com o auxílio do engenheiro. Os educandos ficaram surpresos com a quantidade de lixo produzida em nossa cidade.

Prestando atenção à dúvida da colega.
Foi possível acompanhar todos os processos pelo qual o nosso lixo passa dentro do Aterro Sanitário, e com isso perceber o quanto é necessário desenvolver em cada um de nós a consciência de que a separação do lixo em nossas casas é essencial para a preservação do meio ambiente.
Aproveitando a questão da separação do lixo, vamos à nossa última visita...


VISITANDO A COOPERATIVA DE RECICLAGEM DE JOINVILLE

A visita ao Aterro Sanitário não poderia deixar de abrir um 'link' para conferirmos de perto com funciona uma Cooperativa de Reciclagem.
Essa visita mexeu muito com o emocional dos alunos, que parabenizaram os funcionários da cooperativa e os catadores de lixo, reconhecendo a importância desse trabalho, que na verdade, é fundamental para essas pessoas como fonte de renda e de quebra, uma atividade essencial para a preservação do meio ambiente.


Finalizando a visita  dentro de uma das caçambas de lixo reciclável.
Através de um simples comentário, percebemos o quanto o impacto foi importante: "...Professora, quanta coisa a gente compra sem precisar e depois joga fora..."
É indispensável termos a consciência de que Reduzir, Reutilizar e Separar são verbos que devem fazer parte de nossas ações diárias.


"...Queremos obter um belo carro, morar em um grande apartamento voltado para as árvores e, de preferência, perto de uma praia ou cachoeira. E não nos damos conta de que o avanço nos padrões de consumo está exaurindo o planeta..."

Arnaldo Alves Cardoso.

Nenhum comentário: