17.1.13

SENSIBILIZAÇÃO!

SENSIBILIZAÇÃO!

Lembra da ‘semente’ comentada na postagem anterior? Pois é, pelo visto ela já está sendo regada com muito carinho... Vamos conferir?

Atenção especial às plantas.

A ideia de passear no shopping é algo que motiva os adolescentes naturalmente. E dessa vez, a motivação foi ainda maior, pois os alunos se depararam com um cenário atípico do local, ao visitarem o Caminho Ecológico Fundema, no Shopping Muller. A curiosidade ficou aguçada para descobrir o que de fato havia por trás daquelas paredes...

Expectativa...

Além das explicações das monitoras...

O choque de imagens foi algo que realmente sensibilizou muito os visitantes...


Depósito de lixo???

Nossas ações geram consequências...

Imagens de animais mortos, esgoto a céu aberto, meio ambiente poluído e descarte incorreto de resíduos, que na verdade deveriam ser reutilizados através da reciclagem foram algumas das cenas chocantes visualizadas através das fotos, que por sinal, tornaram-se alvo de questionamento dos educandos sobre a sua originalidade.
As perguntas “Como é possível acontecer isso professora?!” ou “Será que é uma cena real?!” foram questões levantadas durante toda a visita. O clima de indignação era geral.


Esgotamento inadequado.
Descarte incorreto de material que deveria ser reaproveitado na reciclagem.
Também foi bastante impactante relembrar o tempo de decomposição dos resíduos exposto num cartaz ao longo do caminho.
Comentários do tipo “...Nossa! Se jogarmos uma garrafa pet na natureza, nem estaremos mais aqui para assistirmos ao fim da garrafa...” ou até mesmo “ ...Pensa se a gente jogar um pedaço de vidro na mata, talvez nem os nossos bisnetos dirão que presenciaram o final do vidro...” foram mencionados pelos alunos, que perceberam a gravidade da situação.

Tempo de decomposição dos resíduos.

Para acalmar os ânimos, a ênfase na questão da redução, separação e reutilização dos resíduos foi algo que tornou-se alvo do compromisso que os alunos assumiram com o meio ambiente antes de encerrarem a visita.
 

Reduzir, Separar e Reutilizar!

Assumindo compromissos!

"...O que eu faço é uma gota no meio de um oceano. Mas sem ela, o oceano será menor..."
Madre Tereza de Calcutá.







Nenhum comentário: