17.1.13

MOBILIZAÇÃO!

MOBILIZAÇÃO!

Pelo visto a ‘semente’ já está sendo regada... A turma resolveu sair de casa em pleno domingo de manhã para participar de uma passeata que aconteceu no dia 3 de junho.

Marcando presença na Mobilização do Rio Cachoeira!

O movimento tinha o intuito de chamar a atenção da população para a importância do nosso tão conhecido Rio Cachoeira que, apesar de muito poluído, é parte integrante do meio ambiente joinvilense e merece todo o respeito.  
Não demorou muito para chegar à constatação que grande parte da população precisa reverter a ideia distorcida que o rio está morto, pois muitos animais ainda ocupam o leito e as margens do Cachoeira. Precisava ver o 'auê' da turma ao ver a garça nas margens do rio.  Logo surgiram comentários: "...Coitada, professora! Ela tá tomando água suja..." . "...Eu nem sabia que tinha garça no rio...". Em seguida, a resposta: " Claro né, tem até o jacaré Fritz. Mas acho que ele não está nadando por perto hoje..." 


                A garça no Rio Cachoeira.                                                                 Nosso rio.

Baseados nessa constatação, os educandos espalharam cartazes de conscientização e realizaram um ato simbólico de valorização do Rio Cachoeira, lançando flores em seu leito.

Espalhando a esperança. 

Ato simbólico de valorização do Rio Cachoeira.

Feito isso, ainda houve um momento de discussão sobre o tema meio ambiente que tornou-se muito válido, pois houve a troca de idéias e experiências de três gerações diferentes, na qual cada um teve a oportunidade de socializar os fatos de acordo com a sua bagagem histórica, explanando as diferentes ‘eras’ do rio.
Pausa para a foto após discussão informal num encontro de três gerações. 

Certamente essa discussão teve continuidade na mesa de muitas famílias durante o almoço de domingo!

“...A natureza criou o tapete sem fim que recobre a superfície da Terra. Dentro da pelagem desse tapete vivem todos os animais, respeitosamente. Nenhum o estraga, nenhum o rói, exceto o homem...”
Monteiro Lobato.


Salvem o Cachoeira!

Nenhum comentário: