17.1.13

E A NASCENTE, PROFESSORA?!

E A NASCENTE, PROFESSORA?!

A mobilização de domingo nas proximidades do Rio Cachoeira fez surgirem alguns questionamentos por parte dos educandos sobre a atual situação da nascente desse rio. Com a curiosidade aguçada, resolvemos investigar... Que tal conferir?!
Um dos responsáveis pela Associação de Moradores do bairro Costa e Silva, gentilmente nos acompanhou durante a visita à nascente, juntamente com um observador de espécies de aves que vivem na região.

Durante o percurso, as imagens da degradação do meio ambiente surpreenderam os alunos, que imediatamente associaram a realidade vista à olho nu com a exposição de fotos observada no Caminho Ecológico da Fundema. Desta vez, a cena estava muito próxima...  
 
O percurso até a nascente.
 
OLHA O QUE NÓS ENCONTRAMOS...

Cena inaceitável!
Certamente os componentes descartados pelo homem, jamais deveriam fazer parte desta imagem tão triste e ao mesmo tempo inaceitável!


NÃO SE ASSUSTE, POIS LAMENTAVELMENTE, A PIOR CENA ESTÁ POR VIR...


Se observarmos atentamente, ao lado direito do sofá podemos visualizar a água tentando desviar os obstáculos descartados pelo homem...
Essa não era a imagem que muitos esperavam encontrar nas proximidades da nascente do Rio Cachoeira! 
Entre todos os presentes, a indignação foi geral.
"...Meu Deus do céu! Como as pessoas podem ter coragem de estragar o meio ambiente assim, professora?!"
"...Professora, me explica como alguém é capaz de fazer isso?!"
"...E a nascente, professora?..."
Nem sempre, nós educadores, temos como fornecer respostas à todas as perguntas! Essa situação é inexplicável!


MAS, NEM TUDO ESTÁ PERDIDO...

Apesar da degradação do homem, a natureza busca incansavelmente seguir o seu rumo, com a ajuda de poucos, que incontestavelmente, fazem a diferença!

Mutirão de limpeza.

Segundo o morador, responsável pela Associação de Moradores do bairro Costa e Silva, o descarte de diversos tipos de materias na região é comum e entristece a comunidade, que sempre que possível, com a ajuda de voluntários, organiza mutirões de limpeza do local.


ACALME OS ÂNIMOS COM A REVELAÇÃO DO MOMENTO...

Você lembra aquele observador de aves citado no começo da postagem?!
Pois é...
Ele deu um depoimento que nos sensibilizou, pois hoje sua profissão é fotografar pássaros que fazem desse local, seu habitat natural.
Ao questionarmos sobre como começou a desenvolver essa atividade, ele nos contou que a pessoa responsável pela sua transformação  e conscientização foi seu filho... Acreditem se quiserem, antes de fotografar pássaros ele era caçador...

Imagens motivadoras! É possível mudar as nossas ações!

"...O primeiro passo em direção ao sucesso
é dado quando você se recusa
 a ser prisioneiro do ambiente no qual
você inicialmente se encontra..."
Mark Caine



Nenhum comentário: